terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Jean Carlos Gomes - VIDA E OBRA


   Jean Carlos Gomes nasceu em 4 de novembro de 1979, em Volta Redonda, onde mora e trabalha. Também conhecido como Jean Carllo no meio social e cultural da região Sul Fluminense, fez sua estréia como colunista (social/cultural) na Revista Volta Cultural, em maio de 2002. Em 1998 lançou o seu livro Bolas de Sabão – sonetos e poemas, em parceria com Pedro Viana Filho, premiado escritor. Tornou-se um dos mais jovens autores da região sul-fluminense com livro publicado antes dos 20 anos.
    É poeta (já participou de dezenas de concursos literários e livros), colunista, editor, prosador, trovador, filatelista, pertence a várias instituições, destacando três: o GLAN (Grêmio Literário de Autores Novos de VR), o CFFNVR (Clube Foto Filatélico Numismático de VR), no qual é diretor de Filatelia e o GREBAL – Grêmio Barramansense de Letras.
    Já recebeu inúmeros méritos culturais, dentre eles: oito moções da Câmara Municipal de Volta Redonda, por sua dedicação à Cultura e à Arte Literária e aos seus Trabalhos Sociais; posse da cadeira n° 26 como Membro-Fundador da ABL – Academia Barramansense de Letras, e duas moções de congratulações da Câmara Municipal de Barra Mansa, por sua contribuição à Cultura e à Literatura na região sul-fluminense. Tornou-se Membro-Efetivo da AVBL - Academia Virtual Brasileira de Letras – cadeira n° 513. Recebeu duas Moções de Aplausos e Congratulações da ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do RJ, pelos seus trabalhos sociais e culturais.
   
     É o idealizador do projeto Vozes de Aço (uma visão e uma forma mais dinâmica de reunir vozes de diferentes gerações, vozes de variados segmentos para apoiarem esse novo conceito e, quem sabe? popularizando-o como um veículo de comunicação que, sem dúvida nenhuma, é de extrema importância para a nossa sociedade). Projeto o qual vinha desenvolvendo desde 2002, embora só em 2006, depois de iniciada uma peregrinação idealista e determinada, tenha sido possível transformar o sonho em realidade, lançando a I Antologia Poética de Diversos Autores na memorável noite de 27 de setembro de 2006 na sede social da AAPVR , a II Antologia (ambas com dez autores) na memorável noite de 10 de outubro de 2007, na Câmara Municipal de Volta Redonda também com finalidades filantrópicas e a III Antologia Poética de Diversos Autores 2008 com 25 autores (cuja edição é o resultado do Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2008, instituído pela PoeArt Editora de VR).  Desde abril de 2008 é o Diretor Regional (no Estado do RJ) da FEBAC – Federação Brasileira de Alternativos Culturais de SP. Para ele é prazeroso e gratificante divulgar, não só os seus trabalhos, mas também os talentos literários até então desconhecidos dos leitores, fazendo com que a nossa história seja sempre bem contada e divulgada com diferentes capítulos.
   Em 30 de julho de 2008 lançou na Câmara Municipal de VR com grande sucesso o seu primeiro livro solo de poesias, intitulado Cardápio Poético (um delicioso cardápio para o seu dia-a-dia) pelo qual recebeu Moções de Aplausos da Câmara Municipal de VR, dentre outros e diversos comentários de personalidades locais e nacionais, tais como:

   do  Presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, assim escreveu:

“...A sensibilidade do poeta, por meio de versos rememora fatos e situações...”

   do Presidente da Academia Petropolitana de Letras, Joaquim Eloy Duarte dos Santos, assim  escreveu:

“...É um cardápio bem variado, onde o estilo se apresenta  sob muitas formas, os versos têm temáticas diversas, universais...”

   do Professor universitário e escritor baiano, Valdeck Almeida de Jesus, assim escreveu:

“...O livro contém infinidades de guloseimas a serem lidas, saboreadas e guardadas nos arquivos da alma de cada leitor...”

da Escritora, Tradutora e Jornalista Olga Savary do RJ, assim escreveu:

“... Que a sua sensibilidade e sonhos possam aderir cada vez mais à Poesia, esta senhora tão escorregadia e exigente, que exige a vida inteira dedicada a ela. Desejo-lhe sorte...”

Caro Jean Carlos,
   Que sua poesia seja bem-vinda e possa espalhar suspiros e emoções por onde quer que vá.
    Muito louvável sua iniciativa de organizar Antologias com novas vozes poéticas. A todos que participam delas, meu aplauso e os votos de que continuem a pavimentar com seus poemas os caminhos que levam ao coração.

   Receba o abraço da Flora Figueiredo – SP.

   Foram por essas e por outras realizações que o jovem poeta, colunista e editor volta-redondense foi convidado (pelo Presidente da ABH, Sr. Rozan Silva, seu padrinho) e aceito por unanimidade para ocupar a cadeira 35 na ABH – Academia Barramansense de História, cujo patrono é o ilustre barramansense Manoel Carlos de Barros, ex- vereador da cidade. Jean é o terceiro membro de Volta Redonda e o mais jovem acadêmico dessa importante instituição que desde 1998 vem preservando e divulgando a história de Barra Mansa e região. A sua posse foi em 11 de dezembro de 2008.

  É colunista do jornal MaiorIdade desde 2005 e do jornal Volta Cultural, assinando a coluna Espaço Cultural e Cia e presta serviços para agência de design e propaganda – Usina Gráfica de Volta Redonda. Editou o livro Vozes de Aço – IV – Antologia Poética de Diversos Autores 2009 (Resultado do II Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2008/2009 com 40 autores, em julho de 2009), o Vozes de Aço V – Antologia  Poética de Diversos Autores 2009 com 42 autores, em janeiro de 2010 (Resultado do III Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2009), a I Coletânea Século XXI com 35 autores, em maio de 2010 o Vozes de Aço  VI com 35 autores, em agosto (Resultado  do IV Concurso Nacional  PoeArt de Literatura 2010), o Vozes de Aço VI com 35 autores, em novembro (Resultado do V Concurso Nacional  PoeArt de Literatura 2010 e esta preparando a II Coletânea Século XXI com 35 autores que é o resultado da II Seletiva Nacional de Poesia 2010, tendo sempre fé em Deus pra novos vôos com os seus trabalhos.




                             Ciranda Circense


A nossa vida é um circo,
O mundo é o palco,
Nós, ora somos os artistas acrobáticos,
Ora somos o público fiel que sorri,
Chora, aplaude e depois se despede
Fechando as cortinas
Deste Grande Circo...!

5.4.2008


Participações do Poeta:

1998- Bolas de Sabão – sonetos e poemas em parceria como o escritor Pedro Viana Filho.
1999- XV Coletânea de Contos e Poesias do GLAN – Grêmio Literário de Autores Novos de VR.
2000- XVI – Coletânea de Contos e Poesias do GLAN.
2001- XVII – Coletânea de Contos e Poesias do GLAN.
2002- Agenda Anual do GREBAL – Grêmio Barramansense de Letras.
        - II Antologia Grebalista do GREBAL.
        - XVIII – Coletânea de Contos e Poesias do GLAN.
2003- Agenda Anual do GREBAL.
2004- Prosa e Verso XII – Coletânea do GREBAL.
        - Antologia Literária: Além das Palavras – Litteris Editora – RJ.       
        - XIV – Coletânea de Contos e Poesias do GLAN.
2005- Agenda Anual do GREBAL.
        - XX – Coletânea de Contos e Poesias do GLAN.
        - I Coletânea de Pinheiral – RJ.
2006- Vozes de Aço – I Antologia Poética de Diversos Autores.
2007- 39ª Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos da CBJE
 – Câmara Brasileira de Jovens Escritores do RJ.
        - Vozes de Aço – II Antologia Poética de Diversos Autores.
2008- Revista Day By Night/Coletânea do Concurso Nacional de Poesia.
        - 45ª Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos da CBJE
 – Câmara Brasileira de Jovens Escritores do RJ.
        - Coletânea da Editora Taba Cultural do RJ.
2008- Antologia Poética de Mogi das Cruzes – SP (Resultado do II Concurso Nacional de Mogi das Cruzes)
         2010 - Antologia Literária Cidade Volume IV de Belém – PA
   
Contatos:


24 – 9993-0615 / Caixa Postal 83967 Cep 27255-970 – Volta Redonda RJ




Noite do Lançamento do seu primeiro livro solo de poesia Cardápio Poético
na Câmara Municipal de Volta Redonda, 30.7.2008.


Recendo o Título de Amigo da ABH – Academia Barramansense de História
das mãos de J. M. do Lago Leal, presidente do GREBAL, em 31.8.2010


Recendo a sua oitava Moção da Câmara Municipal de VR,
indicação do vereador Paiva (entregue pela vereadora América Tereza), 18.11.2010.


Um comentário:

  1. Jean eu te parabenizo pelo seu trabalho literário, vc é um grande divulgador da poesia, da cultura porque hoje as pessoas precisam adquirir o gosto pela leitura, teatro e uma boa musica. O seu trabalho é magnifico, e também vc dá a oportunidade dos poetas divulgarem seus trabalhos através das Antologias publicadas e eu sou uma das poetas que já me beneficiei mostrando minhas poesias em suas Antologias publicadas. Hoje sou uma poetisa que saiu do anonimato, Sou Delegada Cultural, Embaixadora da Paz, Recebi o Troféu Cecilia Meireles- Itabira-MG e fui indicada para receber o Troféu Carlos Drummond de Andrade agora dia 10 de agosto de 2013 em Itabira-MG. Obrigado querido por tudo de bom que vc já fez e continua fazendo.

    ResponderExcluir